sábado, 14 de fevereiro de 2009

JUAZEIRO DO PADIM CIÇO

Era o início de 1980, Zeca irmão do Dr. João Almeida Rocha, organizou um passeio para visitar a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará e a Usina de Sobradinho na Bahia. Rapidamente a quantidade de pessoas interessadas foi suficiente para completar o número de poltronas do ônibus. No final, só homens compunham a caravana. Logo que o ônibus ganhou a estrada, o então vereador Rosalvo alardeou que estava levando uma lata de biscoito Maria cheia de galinha assada e farofa e que ninguém iria usufruir do seu almoço. Passada a euforia dos primeiros quilômetros as pessoas foram se acomodando nos seus lugares enquanto o ônibus ia singrando as estradas em direção ao Ceará. Daqui a pouco uma boa farofa e galinha começaram a correr pelos bancos e em silêncio todos iam provando e saboreando, mas devolvendo os ossos. Quando o dia amanheceu já estávamos longe de Lagarto. Na primeira parada Rosalvo resolveu dá uma bicada em seu almoço e só encontrou restos de galinha e farofa. Foi aquela confusão só apaziguada pelo paciente Zeca. O café da manhã foi em Salgueiro onde devoramos alguns quilos de cuscuz com ovos. Próximo ao meio-dia estávamos em Barbalha onde Zeca foi visitar os pais do Dr. Sérvulo – antigo médico que atuava em Lagarto – A partir de então a turma desandou na cachaça e a noite fizemos um enterro que desfilou pelas ruas do centro da cidade. Érico que era música da filarmônica tocava a marcha fúnebre acompanhado da charanga enquanto Ubiratan puxava o cortejo. Na manhã seguinte foi a vez de conhecer o balneário que ficava no alto de um serra onde o frio era intenso. Finalmente à tarde chegamos a Juazeiro do Norte. Depois da visitação ao túmulo do Padre Cícero e da visita ao monte onde está erigida sua estátua gigantesca, saímos para as compras de tudo que bugiganga aparecesse. Estátuas de gesso do “Padim Ciço”, folhetos de cordel, redes, bonecos de barro, rapadura, terços, e tudo mais. À noite viajamos com destino a Juazeiro da Bahia onde visitamos a Barragem de Sobradinho. Ali o cansaço da viajem já demonstrava que era chegada a hora de retornar.

Valdecy Alves disse...

Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog: