sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ACORDANDO COM MÚSICA

Como dizem os antigos: "nasci e me criei" ouvindo música. Minha família tinha a tradição de gostar dessa arte. Um avô do meu pai tocava na banda de música de Campo do Brito ainda no século XIX. O meu avô paterno era músico dessa mesma banda. Meu pai e alguns dos seus irmãos tocavam violão e acordeom. Meu bisavô Hipólito Santos era músico e conduzia a Euterpe Lagartense. Meu avô materno seguia os passos do seu pai. Minha irmã Marielza tocava acordeom e piano. Meu irmão Adherbal foi sócio da banda Parada Seis. Meu irmão Hermes é um grande colecionador de boleros. Meu irmão Epitácio também mexe com alguns instrumentos e eu o que mais se dedicou a, arte batalhei durante vinte e dois anos. Afinal, uma família de músicos. O mais interessante é que sempre houve democracia quantos aos nossos gostos e preferências musicais e a prova disso é que todos tinham o seu momento de usufruir da radiola. Mal o dia amanhecia e tava lá meu pai acordando a todos ao som de dobrados da banda da policia militar do estado de São Paulo ou do Corpo de Fuzileiros Navais, num outro dia com Gerson Filho puxando a sanfona ou ainda Amália Rodrigues e seus fados. Eu era apaixonado pelos Beatles e existia lá em casa metade do LP os reis do Iê, Iê, Iê, metade porque o disco estava quebrado até a segunda faixa. Algum tempo depois meu pai comprou um acordeom e tome valsas e forró. Vieram as músicas sacras, minha mãe depois de visitar Aparecida do Norte trouxe uma gravação da missa da padroeira do Brasil. Durante muitos anos haja missa. Quando já estava bastante debilitada pela doença que lhe trouxe a morte eu sentava em sua cama para cantar e tocar ao violão os hinos que ela gostava de ouvir. Hoje meus filhos Thiago e Rafael continuam levando à frente o gosto pela música e já possuem seu próprio grupo. A vida se repete. Infelizmente ela é cheia de imprevistos que a torna complexa. Por um longo período a música ficou muda em nossa casa. Após a morte do meu irmão Adherbal, minha mãe não permitia ligar a radiola e somente pela televisão que os acordes teimavam em encher o lar de alegria.

Nenhum comentário: