sábado, 29 de novembro de 2008

PROFESSOR AGUIMARON MENEZES

Era ele um professor bastante conhecido na cidade, ensinava português e Literatura. Figura controvertida era conhecida por suas manias e vontades autoritárias, recebia ao mesmo tempo reprovação e respeito dos colegas devido sua capacidade como educador. Enfrentamos-nos várias vezes quando eu era aluno do curso ginasial no Colégio Salete. Certo dia ele tentando me tirar do sério, pois sabia que eu era temperamental me fez a seguinte pergunta: Como se escreve xícara? Prontamente respondi com uma nova pergunta: pra chá ou cafezinho, professor?! Fui mandado imediatamente para a diretoria. Outro dia durante aula de literatura ele voltou sua artilharia e me indagou "labareda", - era assim que ele chamava para me irritar - quem foi Arariboia? Sem pestanejar respondi: Uma mistura de arara com jibóia. Ele imediatamente juntou seu material e se dirigiu a diretoria. A turma toda o seguia e quando ele encontra Dona Anselma Montalvão fala aos berros: ou eu ou Floriano naquela sala! Dona Anselma adorava seus alunos como filhos e mandou me chamar, sentamos para conversar e os ânimos foram acalmados. Entretanto havia um professor que não batia muito comigo, Seu Bianor era pastor da Igreja Presbiteriana e certa vez durante a aula de OSPB fez comentários pouco lisonjeiros à igreja católica. Sem perder tempo o mandei respeitar os que ali presente professavam aquela religião. Ele solicitou minha suspensão, mas meu argumento foi mais forte. Mas voltando ao professor Aguimaron, todos os anos durante a missa da páscoa do colégio ele formava o coral para animar o evento. Nessa época eu já era músico com alguma experiência. Ele tocando o órgão da igreja matriz todo vaidoso fazia os sinais para o ensaio dos cânticos. E lá vou eu irritar o professor. Enquanto os alunos timidamente balbuciavam as primeiras frases musicais eu disparava em voz alta algo semitonado. Ele olhava como uma fera tentando descobrir no meio de tantos quem era o "engraçadinho". Finalmente após algumas tentativas eis que o coral desponta melodioso. O professor vitorioso soltava ares de satisfação.

Um comentário:

Aglaé disse...

Meu maior exemplo!saudades do meu mano.