domingo, 28 de setembro de 2008

MEU PRIMEIRO VIOLÃO

Num certo dia qualquer eu estava na casa de Marcos Monteiro quando vi seu irmão Alceu colecionando alguns discos. Alice Cooper, Ozzi Osborne, Pink Floyd e por aí. Nesse tempo eu ainda não conhecia tantos roqueiros e foi através dele e depois de Gilson Menezes que me ensinou os primeiros acordes de violão que fiquei conhecendo o mundo do rock and roll. Alceu cantava e tocava muito bem. Era um cara despreocupado com a vida e vez em quando eu o encontrava sentado no meio fio da sua casa dedilhando o pinho. Daí veio o meu interesse em aprender música. Eu tinha 13 anos e já ganhava alguns trocados pintando placas de estradas, quando estava com dinheiro suficiente para comprar o instrumento, falei com minha mãe para que autorizasse a compra ela falou com um tom de desaprovação: fale com o seu pai. Esperei meu pai chegar de Tobias Barreto, onde trabalhava e ele falou: se você tem o dinheiro pode comprar. feliz da vida liguei para meu irmão Adherbal que morava em Salvador e mandei o dinheiro para que ele comprasse. Depois de alguns dias chegou meu primeiro violão. Não era dos melhores, mas era suficiente para começar, da marca Reis dos Violões, era todo preto com o tampo vermelho. No primeiro dia de aula cheguei em casa tocando “Chuá-chuá e cada macaco no seu galho”. Meu pai vendo minha dificuldade em afinar o instrumento me pediu e começou a dedilha-lo, fiquei surpreso pois não conhecia esse seu dom e ele foi lá no fundo do baú e trouxe uma fotografia sua de quando era fuzileiro naval tocando o instrumento. Estava explicado.

Nenhum comentário: