terça-feira, 22 de abril de 2008

O TIME DO CAPITÃO

Eu posso afirmar que como jogador de futebol fui um grande músico. Quando construímos um campinho no quintal da casa fui nomeado goleiro do time e posteriormente locutor das partidas. Pode? Depois de muito insistir acabei participando do flamenguinho do capitão Hunaldo foi um tempo em que o quartel da policia localizado na Praça Sebastião Garcez estava mais para creche do que prisão. A garotada sem se intimidar freqüentava a sala de comando onde o tranqüilo capitão despachava. Lembro que eram dois times, o lagartinho e o flamenguinho. Minha carreira futebolística terminou cedo por dois motivos: o primeiro por ser colocado de lado por me acharem burguês demais para jogar bola e o segundo por falta de intimidade com a couraça mesmo. Minha primeira e única chuteira foi confeccionada por um famoso sapateiro que trabalhava na Rua Marechal Deodoro, conhecido por Canetinha, ele praticamente atendia aos pedidos de todos os garotos interessados em participar dos times do capitão. Participei de algumas partidas no antigo Estádio Rosendo Ribeiro Filho, onde hoje se localiza o Colégio Laudelino Freire, recebi a camisa sete e como era magro e tinha boa resistência para correr conseguia passar a bola aos atacantes, e só. Finalmente, para encerrar minha carreira, fomos jogar no campo da Várzea dos Cágados contra o time daquela localidade. Mal o jogo tinha iniciado um grandalhão vem em minha direção e passa um carinho que me leva até encima da cerca de arame farpado que rodeava o campo. Sofri um corte imenso no tornozelo que me deixou fora de jogo por muito tempo. Então resolvi abandonar de vez a profissão de jogador de futebol.

4 comentários:

Helio disse...

Bom Dia !!
Floriano como musico sabia que vc entendia, mas como jogador de futebol essa é nova! Mas, pra vc nao ficar triste percebi que vc tb entende de futebol, sabes pq ?? Naquele tempo tinha o lagartinho que se acbou evidentemente, mas até os dias hoje ainda existe e permanece pra muitos "o flamenguinho nacionalmente" sua historia só veio acalhar, kkk !!
Mas cara gostei muito dessa nova seleção de material, nao só as materias que estao legais como tb o acervo de fotos, como diz os jovens "da massa".
Vejo que através dessas falas, que é a concepção que guia o historiador e é a História como mestra da vida com o meu pouco latinoro digo: historia magistra vitae é ela que se incumbiria de ligar este passado ao presente e ao futuro.
Floriano boa sorte!
Valeu !!!

Thiago Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Fonseca disse...

Agora eu sei de onde vem toda a minha competência futebolística! =D

hahahah

abração pai.

Rafael disse...

rapaz, eu também sou péssimo com futebol! ta explicado hahahahaha

grande abraço!