terça-feira, 22 de abril de 2008

SÓ CHUPANDO UMBÚ

A seca naquele ano atingia todo o sertão nordestino, mas havia um parente nosso que era um eterno sonhador. Conhecido por Polito era filho de um velho fabricante de caixões de defunto que morava no início da Rua de Estância. Formou-se uma caravana de parentes e amigos para ir comer uma buchada de bode em sua propriedade na região de Adustina (BA). Saímos no caminhão do meu tio Hipólito e chegamos por lá quase na hora do almoço. Não havia estrada de asfalta e entre solavancos e muita poeira estávamos todos estropiados. Ao chegarmos à fazenda Polito não se encontrava e esquecera do convite, animado com a queima dos fornos para fabricação da cal. Nada mais que umbuzeiros frondosos havia na região, depois da visita feita os adultos resolveram retornar sem o almoço. Passando por um pequeno lugarejo meu pai comprou toda a produção de bolachão que a pequena padaria do lugar acabara de fabricar. De lá para cá nossa alimentação foi umbu verde e bolachão fofo. .No meio do caminho um pneu do caminhão furou e foi um Deus nos acuda para consertá-lo. Como não havia borracharia na região meu tio Hipólito levou o caminhão até Simão Dias no maior cuidado para não ficarmos no meio do deserto sertanejo. Chegamos a casa quando a noite já estava bem andada e fui logo procurando um lugar para descansar e para surpresa minha e dos meus irmãos fomos obrigados a tomar um terrível banho frio. Com os dentes "desbotados" da quantidade de umbu que chupamos nem pensamos em comer qualquer outra comida. Foi só cair na cama e apagar sem precisar contar carneirinhos ou mesmo o bode de Polito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este Blog ,parabens .
http://qsuco.blogspot.com/

DANILO MAX disse...

Parabens pelo blog estou muito feliz por ter postado uma historia com meu pai tenho muito orgulho dele e de ser filha dele obrigada. patricia santana