quinta-feira, 15 de maio de 2008

VIAGEM À FORTALEZA

Em 1969 meu pai organizou uma viajem à Fortaleza, não sei bem o que ele foi fazer por lá. Viajamos na Kombi de tio Faro. Na frente meu pai e meu tio dirigindo, no segundo banco iam minha mãe Valderez minha cunhada e Elizeu Martins, no terceiro banco mais algumas pessoas que não lembro e eu no meio das bagagens. Para encurtar a viagem seguimos até a cidade de Tucano na Bahia, passamos por Euclides da Cunha até encontramos a barragem de Cocorobó. Próximo ao local meu pai comentou sobre uma grande guerra que teria acontecido ali. Ao chegarmos próximo a grande barragem avistamos um velho canhão que dormia tranqüilo seu sono de batalha. A essa altura o calor dentro do carro já era insuportável, a poeira enchia os olhos e endurecia o cabelo. Lá pára tantas chegamos a Cabrobó na beira do velho Chico e podemos usufruir de sua brisa. Almoçamos e seguimos viajem. Logo adiante encontramos alguns trechos de asfalto. A viajem começava a ficar enfadonha, então meu tio Faro propôs fazer uma brincadeira: os passageiros do lado direito e esquerdo do carro iriam contar o maior número de jegues possíveis que estivessem à beira da estrada e o lado que vencesse não pagaria o jantar. Já estávamos no Estado do Ceará e a conta do número de jegues ia alta. Entretanto, entre um cochilo e outro a brincadeira foi perdendo fôlego e ao cair da tarde ninguém contava mais. Chegamos finalmente ao último posto de gasolina antes de subir a Serra do Padre, Mas não havia gasolina. Resolvemos jantar ali mesmo e buscar o próximo posto. Um sertanejo tinha apontado o "beiço" dizendo que ficava logo ali. Já estávamos quase sem gasolina quando as luzes do bendito posto anunciaram sua presença. Finalmente chegamos à Fortaleza quando a noite já estava dando seu lugar ao amanhecer. No dia seguinte visitamos o mercado municipal onde ganhei um chapéu de couro. A tarde conhecemos a cidade de Aracati onde minha mãe comprou muitas toalhas de renda. No dia seguinte visitamos o Zoológico onde pela primeira vez vi um jacaré e fiquei bastante impressionado. Na madrugada seguinte refizemos o doloroso trajeto, mas com muitas histórias para contar.

Um comentário:

Helio disse...

BOM DIA !!!

Floriano seu pai queria mostrar as vcs a civilização, mas vc viu que pouco tempo depois vc foi morar em Canudos perto de Euclides da Cunha, como sao as coisas em cara. isto é Historia que faz o seu percurso.