quinta-feira, 8 de maio de 2008

VISITA AOS PRESÉPIOS

Taí algo que sempre foi minha paixão, visitar os presépios nas residências. Eu “viajava” no apagar e acender da luzes coloridas dentro das grutas de papel de cimento, me imaginava um personagem bíblico, principalmente um, dos reis magos. A beleza dos presépios era tamanha que as portas das casas ficavam repletas de pessoas que iam ver por curiosidade ou até mesmo para rezar e fazer alguma doação em dinheiro. Alguns ainda povoam minha memória o de Zé Carlos Carvalho na residência de sua mãe dona Caçula na Praça da Piedade, na minha opinião o mais bonito e tradicional. Pedras que mais pareciam ser verdadeiras, iluminação colorida com pisca-pisca e tudo o mais para criar o clima. Na casa de Seu Santinho Machado o presépio era maior e com elementos populares, casinhas bonecos, bichos de barros etc. da mesma maneira eram os de Dona Pombinha na Praça da AAL, lembro também do de Dona Lia e da professora Darticlea na Rua Cel. Souza Freire, de Seu Zé Francisco na Rua Acrízio Garcez, de Maninho de Zilá na Rua de Estância. Depois a tradição foi sendo substituída pelos shows de bandas da Praça Filomeno Hora. Nos anos oitenta minha mãe adquiriu um presépio de imagens enormes que todos os anos eu montava. Hoje em dia a visita a presépio é uma maratona de pesquisa e poucos achados. Até o presépio que na administração do Dr. João Almeida Rocha era armado na Praça da Piedade foi deixado de lado. Triste fim para uma tradição tão autêntica.

Um comentário:

Helio disse...

Bom Dia ! Caro amigo Floriano uma coisa que nao se pode negar era as visitas aos presepios como era bonito mas como vc mesmo diz " Triste fim para uma tradição tão autêntica", agora o que temos e o Srº Welligton ( Leleu ) e alguns meio gato pingados canttando junto como poucos musicos na visitas aos presepios ate a festa do dia de Reis, e hoje em lagarto se conta de dedo quantos presepios temos na na Metropole do Lagarto da Piedade, esse é o preço da modernidade, esquecermos a tradiçao tao presente e viva que foi no Lagarto.
Valeu!!! FUI !!!